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DIAS/NIAHO

Uma parceria entre a DNV GL e seu sistema de gestão para garantir a sustentabilidade de seu negócio

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ISO 27001 for healthcare

Os requisitos da DNV GL - International Healthcare Accreditation são baseados nos padrões NIAHO® (National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations) que foram aprovados pelos Centros do Medicare e do Medicaid (CMS) do governo dos Estados Unidos. Estes foram adaptados para ter aplicabilidade internacional, com sensibilidade às leis, práticas e regulamentos locais, e foram credenciados pela ISQua e pela ANS. 

Assim, fora dos Estados Unidos os requisitos da DNV GL – Internacional Healthcare Accreditation são baseados nos padrões DIAS® (DNV GL International Accreditation Standard). Nossa abordagem integra princípios comprovados de qualidade e gerenciamento de riscos com requisitos específicos de ambiente clínico e físico. 

Nosso programa de acreditação foi projetado para apoiar o desenvolvimento e a melhoria contínua da qualidade da saúde e da segurança dos pacientes nas organizações de saúde. Também aborda a segurança geral para os colaboradores, pacientes e outros visitantes. 

As avaliações fornecem informações e compreensão sobre o que está funcionando de forma eficaz e o que pode ser melhorado, e os requisitos de credenciamento fornecem às organizações de saúde um quadro claro para melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos cuidados em uma linguagem que os profissionais de saúde entendem. Temos aproximadamente 500 hospitais que acreditamos ou certificamos nos Estados Unidos.

Nossa abordagem torna a acreditação uma ferramenta para identificar oportunidades e implementar mudanças em todos os níveis de sua organização e a experiência mostra que ela oferece:

  • Melhoria da segurança do paciente e da qualidade dos cuidados
  • Maior gestão e confiança 
  • Identificação ativa de áreas para melhoria
  • Melhor reputação 
  • Melhoria da satisfação e motivação do pessoal.

Nossas exigências abrangem aspectos-chave da governança organizacional e cuidados clínicos, incluindo:

  • Sistema de gestão da qualidade 
  • Qualidade assistencial e governança clínica
  • Gerenciamento de risco pró-ativo
  • Gerenciamento de medicamentos
  • Ambiente físico
  • Outros aspectos 

Nossos padrões de acreditação foram desenvolvidos para os seguintes tipos de organizações de saúde:

  • Hospitais
  • Clínicas ambulatoriais especializadas

Todos os nossos avaliadores têm experiência e se especializaram minimamente em uma das três áreas: sistemas de gestão, cuidados clínicos ou ambiente físico. Nossos avaliadores empregam uma variedade de métodos de avaliação, incluindo entrevistas de pessoal, revisão de registros médicos (prontuários), revisão de documentos organizacionais, visitas as áreas e entrevistas com pacientes.

O nosso diferencial está na abordagem em três pilares que são fundamentais na melhoria das organizações:

  1. Generalista: com requisitos de sistemas de gestão da qualidade
  2. Clínico: com foco assistencial e cuidados centrados no paciente – qualidade da assistência
  3. Ambiente Físico: aspectos relacionados a segurança da estrutura

No pilar generalista são trabalhos os requisitos relacionados ao sistema de gestão da qualidade, planejamento da estratégia, gestão de riscos e medição/monitoramento de processos.

No pilar clínico o foco é na qualidade assistencial incluindo auditorias em prontuários, plano de cuidados, políticas e planejamento de alta, participação do corpo clínico e privilégios médicos.

No pilar de segurança são avaliadas à instalações, sistema de segurança elétrica, patrimonial, materiais perigozos, emergências e equiapmentos médicos.

Por questões éticas e de conflito de interesse a DNV GL não realiza consultoria. Mas podemos construir um processo de melhoria contínua e interpretação dos requisitos nas várias etapas:

  • Visita Inicial e Revisão da Documentação - opcional
  • Diagnóstico Organizacional ou Pré-Avaliação - opcional
  • Avaliação Inicial
  • Primeira Avaliação Periódica
  • Segunda Avaliação Periódica
  • Reacreditação

Em relação aos treinamentos, oferecemos um amplo portfólio de cursos na área da saúde com objetivo  de contribuir para a divulgação e aprimoramento do conhecimento da DIAS/NIAHO auxiliando nossos clientes a construir e desenvolver as competências de sua equipe. Nossos cursos são estruturados em módulos de conhecimento contemplando todas as etapas envolvidas na implantação e/ou manutenção do sistema de gestão dentre eles: Interpretação dos Requisitos DIAS/NIAHO e ferramentas de melhoria do sistema de gestão. 

Podemos realizar os  treinamentos  no Formato Público, Online ou “In Company”. A apresentação dos conceitos é de forma interativa, enfatizando atividades que envolvam trabalho em grupo, exercícios práticos, sessões de brainstorming e troca de experiências, o que propicia aos participantes a assimilação e entendimento dos conceitos apresentados. A DNV GL é também responsável pela disseminação da Metodogia DIAS/NIAHO.