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Avaliação da Conformidade Legal em Relação a Aspectos de Saúde e Segurança do Trabalho, baseado nas NRS (Normas Regulamentadoras)

​A avaliação da conformidade legal efetiva deve proporcionar a uma organização, dentro do seu contexto de negócio, a identificação dos riscos legais relacionados aos processos chave, a avaliação destes tendo em vista seus impactos nos resultados e a implantação ou melhoria dos controles para não só minimizar os riscos de perdas, mas também maximizar as oportunidades de ganhos

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A conformidade com as legislações de SSO

Normas regulamentadoras novas e outras em revisão, normas e especificações técnicas, instruções técnicas, resoluções, portarias, manuais de boas práticas e outros instrumentos de regulação legal, tudo num contexto de negócios, tecnologias e pressões de partes interessadas em constante mutação.
Conhecer a conformidade legal de sua organização e estar de acordo com ela, entender as possíveis lacunas de atendimento e seus riscos é parte integrante da gestão de riscos de uma organização.
Mais que uma auditoria, a avaliação da conformidade legal de SSO é uma oportunidade para a organização entender o contexto legal em que se insere, as mudanças em curso, as tendências legais de negócio e se orientar para a satisfação das exigências de saúde e segurança dos trabalhadores, para confiabilidade dos empreendedores e o sucesso das organizações.

A conformidade legal de SSO na DNV GL

A DNV GL conta com um quadro de profissionais experientes e qualificados nas questões legais de SSO, todos engenheiros, técnicos de segurança e médicos do trabalho, que ao longo de suas carreiras lidaram com a conformidade legal de forma proativa, tirando proveito para as organizações se auto ajustarem da forma mais eficiente e com os melhores resultados.
A partir do reconhecimento do negócio da organização e do contexto em que esta se insere, a DNV GL propõe a avaliação como um projeto de trabalho com as seguintes etapas:
  • Reunião inicial de alinhamento de expectativas e identificação dos riscos maiores da empresa; 
  • Escolha dos profissionais que farão a avaliação baseada em suas formações de base e vivências e experiências profissionais;
  • Dimensionamento da carga de trabalho e elaboração do cronograma de atividades com o cliente;
  • Execução da pesquisa legal inicial através de software de base de dados legais de segurança, saúde, meio ambiente e outros;
  • Elaboração de planilha de regulamentos a serem pesquisados;
  • Avaliação de campo através de entrevistas com líderes e empregados, análise de procedimentos e diretrizes, avaliação de resultados e inspeção de condições físicas;
  • Apresentação dos resultados e discussão com o cliente;
  • Elaboração de relatório de avaliação.

As avaliações são entendidas e caso o cliente deseje, são propostas ações corretivas, preventivas ou melhorias dos processo de gestão de SSO da organização, visando o seu atendimento e o aprimoramento legal.​​