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Acreditação ONA

A ONA é a responsável por coordenar o processo para a Acreditação de Serviços e Programas da Saúde, em nível nacional.

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Healthcare accreditation

                                                                                                                                                        ONALOGO para Text

Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado. O processo acreditação é pautado por três princípios fundamentais:

  • é voluntário, feito por escolha da organização de saúde;
  • é periódico, com avaliação das organizações de saúde para certificação e durante o período de validade do certificado;
  • é reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.  

A Organização Nacional de Acreditação (ONA)  é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Possui metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. O objetivo é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.

A ONA certifica:

I. Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde

  • Hospitais
  • Ambulatórios
  • Laboratórios
  • Serviços de Pronto Atendimento
  • Home Care
  • Serviços de Hemoterapia
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear

II. Serviços Odontológicos

III. Programas de Saúde e Prevenção de Riscos

  • Com foco em pacientes saudáveis e com fatores de risco
  • Com foco em pacientes portadores de condições crônicas

IV. Serviços para a Saúde

  • Serviço de Processamento de Roupas para a Saúde
  • Dietoterapia
  • Manipulação
  • Esterilização e Reprocessamento de Materiais

Durante o período de validade do certificado, a organização, serviço ou programa de saúde precisa manter o desempenho identificado no processo de avaliação. Para monitorar se isso ocorre, a ONA e as Instituições Acreditadoras Credenciadas utilizam três mecanismos:

  • visitas ordinárias, periódicas e obrigatórias da equipe de avaliadores à instituição certificada;
  • visitas de manutenção extraordinárias em caso específicos, entre eles quando houver notificação de eventos graves ou denúncias;
  • gerenciamento de eventos sentinela.   

O Selo de Qualificação da ONA é destinado aos serviços de apoio a organizações de saúde, como serviços de processamento de roupas para serviços de saúde, dietoterapia, manipulação e esterilização e reprocessamento de materiais. Assim como a acreditação, a avaliação para obtenção do Selo ONA é voluntária, periódica e reservada. A certificação é concedida a instituição que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão e tem validade de um ano.

O Diagnóstico Organizacional é uma atividade de avaliação das organizações, serviços e programas da saúde sem fins de certificação, por meio da aplicação da metodologia da ONA. O processo é desenvolvido por avaliadores habilitados e qualificados que compõem a equipe da Instituição Acreditadora Credenciada. Ao final, a organização recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA, se solicitado. A realização do Diagnóstico Organizacional com uma determinada IAC não determina vínculo obrigatório para a visita de avaliação para a certificação. A organização poderá escolher entre todas as instituições credenciadas para  conduzir seu processo de certificação. Todas as informações sobre o Diagnóstico Organizacional estão disponíveis na Norma Orientadora específica. As Normas Orientadoras estão disponíveis no portal da ONA para consulta. 

Apenas Instituições Acreditadoras Credenciadas - IACs podem realizar avaliações pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA. A DNV GL é uma das Instituições Acreditadoras credenciadas pela ONA para realização de avaliações pelo Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA -ONA).

Entre as atribuições das chamadas Instituições Acreditadoras Credenciadas - IACs estão:

  • avaliar a qualidade das organizações, serviços e programas da saúde;
  • capacitar sua equipe de avaliadores;
  • promover atividades de sensibilização para a acreditação.

É vedado às IACs prestarem serviços de assessoria ou consultoria. Por questões éticas e de conflito de interesse a DNV GL não realiza consultoria. Mas podemos construir um processo de melhoria contínua e auxiliar as organizações na interpretação dos requisitos nas várias etapas: 

  • Diagnóstico Organizacional – opcional 
  • Avaliação Inicial 
  • Avaliações Periódicas 
  • Avaliação para Recertificação
  • Treinamentos 

Em relação aos treinamentos oferecemos um amplo portfólio de cursos na área da saúde com objetivo  de contribuir para a divulgação e aprimoramento do conhecimento da Metodologia ONA auxiliando nossos clientes a construir e desenvolver as competências de sua equipe. Nossos cursos são estruturados em módulos de conhecimento contemplando todas as etapas envolvidas na implantação e/ou manutenção do sistema de gestão dentre eles: Preparatório ONA, Formação de Avaliadores ONA , Gestão de Riscos  na área da Saúde  e ferramentas de melhoria do sistema de gestão. 

Podemos realizar os  treinamentos  no Formato Público, Online ou “In Company”. A apresentação dos conceitos é de forma interativa enfatizando atividades que envolvam trabalho em grupo, exercícios práticos, sessões de brainstorming e troca de experiências o que propicia aos participantes a assimilação e entendimento dos conceitos apresentados. A DNV GL é também responsável pela disseminação da Metodogia ONA.