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Acreditação de Sistema de Gestão OPS / ANS

A certificação de um sistema de gestão OPS (Operadoras de Plano de Saúde) - da qualidade demonstra o compromisso da empresa com a coerência, a melhoria contínua e satisfação de seu cliente.

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ISO 9001 for healthcare

O Programa de acreditação de operadoras de planos privados de assistência à saúde tem como objetivo certificar a qualidade assistencial das operadoras, através de com avaliação feita por entidades de acreditação homologadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, a partir de 03/05/2013, obrigatoriamente habilitadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

A DNV GL é uma das empresas homologadas para a realização desta acreditação. A análise das operadoras leva em conta diversos pontos para conceder a certificação, como a administração/qualidade, a estrutura e a operação dos serviços de saúde oferecidos, o desempenho da rede de profissionais e de estabelecimentos de saúde conveniados e o nível de satisfação dos beneficiários. 

A acreditação pode ser concedida em três níveis:

  • Nível I - Ouro: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 90 (noventa) e 100 (cem) pontos;
  • Nível II - Prata: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 80 (oitenta) e 89 (oitenta e nove) pontos;
  • Nível III - Bronze: operadoras de planos de saúde avaliadas entre entre 70 (setenta) e 79 (setenta e nove) pontos.

O instrumento utilizado na avaliação é a RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 277, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2011 que possui um anexo onde os avalidores trabalham as sete dimensões:

  • Dimensão 01: Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ)
  • Dimensão 02: Dinâmica da Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora
  • Dimensão 03: Sistemáticas de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde
  • Dimensão 04: Satisfação dos Beneficiários
  • Dimensão 05: Programas de Gerenciamento de Doenças e Promoção da Saúde
  • Dimensão 06: Estrutura e Operação
  • Dimensão 07: Gestão

As equipes de avaliadores da DNV GL são multiprofissionais e possuem experiência multi normas (nacionais e internacionais) como a ONA,  a ISO 9001:2015 e a DIAS/NIAHO,  o que agrega valor para os nossos clientes. 

Por questões éticas e de conflito de interesse a DNV GL não realiza consultoria. Mas podemos construir com a interpretação dos requisitos e com um processo de melhoria contínua nas várias etapas:

  • Diagnóstico Organizacional ou Pré-Avaliação - opcional
  • Avaliação Inicial
  • Primeira Avaliação Periódica
  • Segunda Avaliação Periódica
  • Reacreditação

Entregar valor para o cliente é o nosso propósito. Trabalhamos na busca da conformidade aos requisitos, com evidências de implementação conforme critérios definidos na resolução, e agregando oportunidades de melhoria (educação continuada). Ao final da auditoria o cliente receberá o check list com as pontuações e evidências/justificativas que sustentam a mesma e também o relatório gerencial onde constam os pontos positivos e oportunidades de melhoria de forma estratégica. Conceitos de gestão de qualidade e gestão de riscos fazem parte das nossas entregas, colaborando assim para o crescimento e robustez dos requisitos implementados. 

Vale ressaltar que o Diagnóstico Organizacional é opcional, e tem como objetivo auxiliar a operadora na tomada de decisão sobre quando solicitar a avaliação inicial conforme objetivo da instituição (ouro, prata ou bronze). Neste diagnóstico a organização receberá além da pontuação de cada dimensão,  as evidências de conformidade e as oportunidades de melhorias.  

Em relação aos treinamentos oferecemos um amplo portfólio de cursos na área da saúde com objetivo  de contribuir para a divulgação e aprimoramento do conhecimento da RN 277  auxiliando nossos clientes a construir e desenvolver as competências de sua equipe. Nossos cursos são estruturados em módulos de conhecimento contemplando todas as etapas envolvidas na implantação e/ou manutenção do sistema de gestão dentre eles: Preparatório RN277, Formação de Avaliadores RN 277 e ferramentas de melhoria do sistema de gestão. 

Podemos realizar os  treinamentos  no Formato Público, Online ou “In Company”. A apresentação dos conceitos é de forma interativa enfatizando atividades que envolvam trabalho em grupo, exercícios práticos, sessões de brainstorming e troca de experiências o que propicia aos participantes a assimilação e entendimento dos conceitos apresentados. 

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