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Otimização de custos no Hospital Unimed Piracicaba, acreditado Nível III pela ONA

ISO 14001 for healthcare

Acreditado Nível III pela ONA, Hospital Unimed Piracicaba possui gestão com foco na manutenção da cultura de qualidade; otimização de custos e monitoramento de indicadores são os principais pilares do planejamento estratégico da cooperativa.

O Hospital Unimed Piracicaba conquistou, em 2017, o selo máximo de excelência nível III da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento comprova a cultura organizacional, a maturidade da gestão e os resultados da instituição, além do foco na segurança do paciente e na alta resolutividade médica.

Segundo o presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef, os impactos trazidos por esta acreditação permeiam todas as áreas da cooperativa. “Ao capacitar, desenvolver as pessoas, melhorar os processos assistenciais e a qualidade da assistência, todos os fluxos se tornam mais seguros”.

Outro efeito da conquista do selo máximo da ONA diz respeito às questões financeiras da cooperativa. Joussef explica que, ao analisar dados e tornar os processos mais enxutos, foi possível observar otimização de pessoas, tempo e oportunidades de economia de recursos, melhorando, por exemplo, o giro de estoque, além da diminuição de perdas farmacêuticas.

O gestor pontua também que, com esse reconhecimento, a assistência da instituição passou a ser não apenas executada pelo comando médico, mas sim por toda a equipe multiprofissional. “Com a acreditação hospitalar, o processo de assistência passa a ser realizado de forma holística, o que resulta, em muitas vezes, na menor permanência no ambiente hospitalar, impactando, novamente, em resultados econômicos”.

Além das questões de qualidade e otimização de custos, a acreditação potencializou o nível de transparência da Unimed Piracicaba. O presidente da cooperativa explica que, além da realização de análises multidisciplinares de indicadores, todos os processos passaram a ser mapeados e divulgados. “O planejamento estratégico passou a ser construído por todos os níveis da organização, desde o mais simples até o mais complexo, resultando transparência na gestão”, complementa.

Para Joussef, o selo de acreditação hospitalar é uma forma de atestar que os processos do hospital estão definidos e mapeados. “A partir do momento em que podemos olhar para nossos processos, percebemos as suas necessidades de melhorias, como a padronização das rotinas, implementação de condutas e protocolos, acordos de serviços, identificação de riscos ou gatilhos, planos de contingências e controles”.

O gestor ressalta ainda outro valor que o selo agrega a Unimed Piracicaba, sendo a capacitação e o desenvolvimento de todos os colaboradores. “Uma Instituição selada consiste em profissionais galgando ao desenvolvimento, estudo e atualizações constantes, além de terem domínio das legislações, as quais preconizam seu trabalho”.

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Fonte:  53ª Revista HealthCare Management