DNVGL.com.br

Breadcrumbs

DNV GL lança o My Story™ - a solução baseada em blockchain para contar a história completa do produto

SHARE:
PRINT:
Os fabricantes italianos de vinho são os primeiros a implementar o My Story™, uma solução que permitirá que os consumidores conheçam o conteúdo de cada garrafa de vinho. As empresas podem agora aumentar a transparência em sua cadeia de fornecimento e demonstrar o que está por trás das características únicas de seus produtos.
 Luca Crisciotti, CEO of DNV GL – Business Assurance
Luca Crisciotti, CEO da DNV GL – Business Assurance
My Story™ Wine Label
My Story™ Wine Label

A empresa global de garantia de qualidade e gerenciamento de riscos DNV GL esteve na Conferência anual de Segurança de Alimentos GFSI, em Tóquio, anunciando o My Story: uma solução de garantia digital baseada em blockchain para a indústria de alimentos e bebidas combinando seus conhecimentos profundos da indústria, auditorias físicas independentes com serviços de coleta e verificação de dados.

O My Story fornecerá informações sobre diferentes características e processos de produção por trás do produto permitindo que os consumidores tomem sua decisão de compra de forma consciente. Ao escanear um QR-code, os consumidores podem ver o histórico completo do produto e sua jornada, desde a uva até a garrafa.

“O My Story ilumina os produtos e sua cadeia de abastecimento em benefício dos consumidores, que terão acesso imediato e aprofundado às principais características, tais como qualidade, autenticidade, origem, ingredientes, consumo de água e energia, entre outros, todos verificados pela DNV GL ao longo de todo o processo de transformação”, diz Luca Crisciotti, CEO da DNV GL – Business Assurance.

“As marcas, os varejistas e transformadores terão a possibilidade de aproveitar os dados verificados para entender melhor sua cadeia de fornecedores, ao mesmo tempo em que aprimoram todos os aspectos dos produtos com referência a critérios econômicos, de qualidade, segurança, meio ambiente e éticos”, continua Crisciotti. “Os varejistas e as marcas poderão se comunicar sobre seus produtos por uma narrativa na qual os compromissos e os atributos-chave do produto são verificados pela DNV GL, e acessíveis aos consumidores. O My Story irá progressivamente ser expandido em outras categorias de produtos na indústria de alimentos e bebidas, bem como em outras indústrias orientadas para o consumidor”.

O setor de vinhos da Itália é o primeiro a utilizar esta nova solução, com quatro produtores de vinho sendo os pioneiros: Michele Chiarlo, Ricci Curbastro, Ruffino e Torrevento. Eles apresentarão o My Story em suas garrafas nas lojas até o final do ano.

Federdoc, que representa mais de 70% da produção de vinho italiano considera o “My Story” uma iniciativa muito interessante aos consumidores. A autoridade italiana de inspeção de vinho Valoritalia, que fornece dados recolhidos durante as atividades de inspeção, está envolvida no projeto.

“O My Story é nossa primeira solução baseada em nosso novo conceito de Garantia Digital que já vai além do rastreamento de um produto desde o ponto de origem até o consumidor. Este é apenas o primeiro passo de uma longa jornada em que aproveitaremos o uso combinado e coerente do Blockchain, IoT, Data Curation e Inteligência Artificial para ajudar os clientes a construir a confiança em seus produtos, melhorando seus desempenhos e aumentando a eficiência nos processos”, diz M&A and Digital Transformation Director na DNV GL, Renato Grottola.