Em resposta às sociedades impactadas pela pandemia e ao mundo financeiro, as principais autoridades e instituições internacionais e nacionais definiram diretrizes e estabeleceram novas regras e protocolos para conter a contaminação.
Assim, as organizações ativaram seus planos de gerenciamento de crises e implementaram sistemas e ações complexos adaptados à situação do COVID-19. As medidas adotadas devem cumprir as ações de intervenção locais e nacionais e atualizadas quando necessário. A implantação eficaz é essencial para proteger a saúde dos funcionários e familiares, além de garantir a continuidade dos negócios. A eficácia dos planos de gerenciamento de crises depende de quão bem as ações são adaptadas, executadas e adotadas pela organização devido à situação específica.
Como podemos ajudar?
O Protocolo de Avaliação de Gerenciamento de Crises da DNV GL avalia as medidas de mitigação adotadas pelas organizações para gerenciar a ameaça e o impacto da contaminação do COVID-19 em suas operações comerciais. O Protocolo fornece uma medida de maturidade, identificando lacunas, esforços notáveis e oportunidades de melhorias. A avaliação é feita de acordo com as 7 dimensões do nosso modelo dedicado:
- Governança
- Estratégia
- Comunicação
- Implementação
- Monitoramento
- Análise de dados
- Revisão
- O contexto da organização.
- A prontidão da estrutura organizacional para a gestão de crise.
- Análise de risco e medidas de mitigação planejadas.
- Recursos e ações adotados para mitigar os riscos.
- Análise de documentos preparados pela organização (por exemplo, procedimentos, registros, organogramas organizacionais, etc).
- Entrevistas com a(s) equipe(s) de gerenciamento de crises da organização.
- Entrevistas com funcionários que trabalham no escritório, plantas e locais de produção, armazém, remotamente, etc.
A avaliação independente fornece informações que permitem a rápida implementação de medidas atenuantes. Sejam ações de curto prazo ou mudanças de processo de longo prazo, protegerá seus funcionários e a continuidade dos negócios. Os resultados podem ser utilizados para elaborar um plano de ação detalhado, respondendo às lacunas identificadas.
A DNV GL poderia fornecer os seguintes serviços adicionais:
- Suporte metodológico para a definição do plano de ação.
- Avaliação de acompanhamento para determinar a eficácia do plano de ação.
- Avaliações periódicas para avaliar a manutenção e atualização das práticas de gerenciamento de crises adotadas para garantir a conformidade contínua.