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Como o seu plano de gerenciamento de crises é implementado?

Um plano estruturado de gerenciamento de crises permite que as empresas protejam seus funcionários e negócios. Conhecer o grau de implementação e quão bem ele responde às diretrizes e regulamentações impostas pelo COVID-19 é essencial para ser eficaz.

Man stopping domino's from falling

Em resposta às sociedades impactadas pela pandemia e ao mundo financeiro, as principais autoridades e instituições internacionais e nacionais definiram diretrizes e estabeleceram novas regras e protocolos para conter a contaminação.

Assim, as organizações ativaram seus planos de gerenciamento de crises e implementaram sistemas e ações complexos adaptados à situação do COVID-19. As medidas adotadas devem cumprir as ações de intervenção locais e nacionais e atualizadas quando necessário. A implantação eficaz é essencial para proteger a saúde dos funcionários e familiares, além de garantir a continuidade dos negócios. A eficácia dos planos de gerenciamento de crises depende de quão bem as ações são adaptadas, executadas e adotadas pela organização devido à situação específica.

Como podemos ajudar?

O Protocolo de Avaliação de Gerenciamento de Crises da DNV GL avalia as medidas de mitigação adotadas pelas organizações para gerenciar a ameaça e o impacto da contaminação do COVID-19 em suas operações comerciais. O Protocolo fornece uma medida de maturidade, identificando lacunas, esforços notáveis e oportunidades de melhorias. A avaliação é feita de acordo com as 7 dimensões do nosso modelo dedicado:

  1. Governança
  2. Estratégia
  3. Comunicação
  4. Implementação 
  5. Monitoramento 
  6. Análise de dados
  7. Revisão
A avaliação considera e analisa:
  • O contexto da organização.
  • A prontidão da estrutura organizacional para a gestão de crise.
  • Análise de risco e medidas de mitigação planejadas.
  • Recursos e ações adotados para mitigar os riscos.
Todas as atividades são realizadas remotamente e abrangem:
  • Análise de documentos preparados pela organização (por exemplo, procedimentos, registros, organogramas organizacionais, etc).
  • Entrevistas com a(s) equipe(s) de gerenciamento de crises da organização.
  • Entrevistas com funcionários que trabalham no escritório, plantas e locais de produção, armazém, remotamente, etc.

A avaliação independente fornece informações que permitem a rápida implementação de medidas atenuantes. Sejam ações de curto prazo ou mudanças de processo de longo prazo, protegerá seus funcionários e a continuidade dos negócios. Os resultados podem ser utilizados para elaborar um plano de ação detalhado, respondendo às lacunas identificadas.

A DNV GL poderia fornecer os seguintes serviços adicionais:

  • Suporte metodológico para a definição do plano de ação.
  • Avaliação de acompanhamento para determinar a eficácia do plano de ação.
  • Avaliações periódicas para avaliar a manutenção e atualização das práticas de gerenciamento de crises adotadas para garantir a conformidade contínua.