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ISO/IEC 20000-1:2018

Transição para a nova versão de Sistemas de Gestão de TI

A ISO/IEC 20000-1 é uma norma globalmente aceita de sistema de gestão de serviços de TI. Ela especifica requisitos e processos para dar suporte ao gerenciamento do ciclo de vida do serviço de TI, incluindo planejamento, design, transição, entrega e melhoria de serviços.

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A implementação e operação de um sistema de gestão de serviços de TI fornece visibilidade contínua, controle de serviços e melhoria contínua, levando a eficiência e serviços aprimorados.

Uma versão revisada

A ISO/IEC 20000-1:2018 foi lançada em 30 de Setembro de 2018. Existem algumas mudanças substanciais na nova edição mas, no total a extensão das mudanças, pode ser considerada moderada. Uma mudança importante é a adoção da estrutura comum para a norma de sistema de gestão da ISO com a Estrutura de Alto Nível (HLS - High Level Structure), texto e definições comuns. O documento está, portanto, completamente reestruturado comparado com a edição de 2011. Há também outras alterações específicas importantes no gerenciamento de serviços de TI a serem observadas.

Como se preparar para a implementação da nova versão?

Recomendamos que você comece a se preparar para a transição o mais cedo possível e planeje adequadamente para aplicar as alterações necessárias em seu sistema de gestão. 

Etapas recomendadas para a transição:

  • Conheça o conteúdo e requisitos da nova norma. Se você é um usuário da norma versão 2011, você pode focar nas alterações dos requisitos. 
  • Garanta que o pessoal relevante de sua organização seja treinado e entenda os requisitos e principais alterações (a equipe de TIC, no mínimo).
  • Identifique as lacunas que precisam ser tratadas para atender aos novos requisitos e estabeleça um plano de implementação.
  • Implemente as ações e atualize seu sistema de gestão para atender aos novos requisitos.

Prazo para transição 

  • O período de transição é de 3 anos a partir de 30 de Setembro de 2018.
  • Todos os certificados acreditados ISO/IEC 20000-1:2011 deixarão de estar válidos após 29 de Setembro de 2021.
  • A partir de 29 de Março de 2020 (18 meses após 30 de Setembro de 2018) a DNV GL e os demais organismos de certificação deixarão de realizar auditorias iniciais e de recertificação na versão 2011 da norma.

Nós podemos apoiar seu processo de transição 

Uma auditoria de transição pode ser realizada durante qualquer auditoria programada dentro do período de transição de 3 anos. Em casos excepcionais, também pode ser realizada fora do ciclo. A auditoria de transição deve ser realizada antes de 1º de Julho de 2021, para assegurar a renovação do certificado antes do prazo de transição. A DNV GL pode ajudá-lo através de:

  • Seminários, webinars e e-learning, onde você aprende sobre as revisões e obtém uma visão geral básica do conteúdo e das principais alterações da norma, processo de transição, etc.
  • Gap assessment (workshops) onde nós avaliamos seu sistema de gestão em relação aos requisitos da nova norma e identificamos as lacunas que precisam ser abordadas. Isso fornecerá informações úteis para o seu processo, em conformidade com a nova norma. O nível de detalhe desta avaliação pode ser adaptado de acordo com as necessidades de sua organização.
  • Treinamentos, In-Company ou Públicos, onde o objetivo é fornecer informações detalhadas sobre o conteúdo, alterações e passos necessários para a transição. São cursos modulares, onde o nível de detalhe pode ser adaptado às necessidades de sua empresa.
Comece a se preparar para sua transição e entre em contato conosco. Nós podemos ajudá-lo em todas as etapas. Leia mais sobre nossos serviços de transição.

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